Detonado Normal (Plano básico de 3 Anos)
Este é um detonado fácil. A maioria dos dias terminará as 6:00PM. Se você não quer levar o jogo ao limite, então este detonado é para você. Recomendado para os jogadores iniciantes, diz tudo o que deve fazer.
Spring, Year 1
1st Spring
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30
Metas da estação:
- Conseguir a escova;
- Conseguir o cavalo;
- Conseguir a Fishing Rod (vara de pescar);
- Conseguir uma galinha;
- Conseguir a mochila média;
- Conseguir 3 Power Berries e a Mystic Berry;
- Melhorar o machado para cobre;
- Melhorar a marreta para prata;
- Melhorar o regador para ouro.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais (Pegar o cachorro e assobiar para ele, escovar o cavalo e assobiar para ele);
- Cuidar das galinhas (alimentar as galinhas adultas, vender os ovos - se não houver nenhum na encubadora);
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por itens nas montanhas, e vender os bamboo shoots e blue grass;
- Plantar e/ou regar sementes;
- Limpar a fazenda (mover as pedras para as beiradas ou quebrá-las, cortar as ervas daninhas com a foice, cortar os galhos com o machado; você não pode fazer nada ainda com os tocos e rochas, eu acho).
Nota: As tarefas diárias são uma coisa que devem ser feita todos os dias, é recomendado fazê-las na ordem listada, também. Se alguma tarefa é impossível de ser feita, por algum motivo, então simplesmente não faça!
Gasto previsto para a estação: em torno de 11.000G
Lucro previsto para a estação: em torno de 23.000G
Nota: Se você acha que seu personagem está cansando demais, pode recuperar sua stamina pulando na Hot Springs. Cada segundo (em tempo real) dentro da água recupera 4 de stamina, então cerca de 30 minutos (do jogo) são suficientes para recuperar 100 de stamina.
Spring 1
O jogo começa! Depois de escolher seu nome, data de aniversário, nome do cão e nome da fazenda, o jogo mostra uma série de cenas que introduzem você à fazenda e à situação atual. Você tem 3 anos para colocar a fazenda a funcionar em ordem novamente, e se atender às expectativas da vila, você a obtem! Mas se não... bem, não será problema se estiver usando o detonado, certo?
De qualquer modo, você ainda não pode começar a jogar neste dia, é apenas uma introdução.
Spring 2
Este é realmente o primeiro dia. Familiarize-se com a casa, e não se preocupe com o relógio, ele congela enquanto estiver dentro dos ambientes. A TV tem quatro estações de canais (canal do tempo, noticiário, "Vida na Fazenda" e entretenimentos, que muda de acordo o dia da semana). "Vida na Fazenda" é basicamente um canal-tutorial. O noticiário anuncia festivais próximos. O de entretenimentos não faz realmente nada, mas os shows podem ser engraçados algumas vezes. E finalmente, o canal do tempo é o mais importante de todos. Diferente da vida real, o canal do tempo nunca faz previsões erradas.
Na estante você encontra os ajustes de controle e alguma ajuda básica. O controles padrões são bem ajustados, então sugiro que você não os altere, a não ser que você realmente não goste dos ajustes iniciais.
O calendário mostra em que dia você está e indica quais os festivais que se realizam na estação atual.
No canto inferior direito da sua casa está o baú de ferramentas, que mostra todas as ferramentas disponíveis a você. Para começar, vamos pegar a enxada, o regador e o machado.
Próximo à sua cama está o diário, você pode salvar o jogo (make a diary entry), carregar um jogo salvo (read a diary entry), ou trocar animais. Claro que se você salvar o jogo, o dia termina, então não o faça a menos que tudo esteja pronto.
Tudo certo! Agora que vasculhamos a casa, vamos pra fora. O prefeito estará esperando por você e oferecerá um tour pela vila. Sugiro que você aceite, tendo em vista que lhe são apresentados os aldeões, bem como as lojas e serviços. E apenas leva duas horas do jogo, também. De qualquer modo, de volta à fazenda, pegue seu filhote e coloque-o no chão. Quando o rabo dele parar de balançar, afaste-se um pouco e assobie pra ele (se ele não responder, você usou o assobio pro cavalo, então tente o outro). Se ele correr em sua direção, você fez corretamente. Agora é hora de começar a limpar a fazenda. Começando pelas proximidades de sua casa, rache os galhos, mova as pedras para as beiradas e arranque as ervas daninhas (com as mãos mesmo) até que você libere espaço suficiente para fazer algumas covas com sua enxada. Cave-as assim:
OOO
OOO
O O
O O
OOO
OOO
Com estas covas dinâmicas, vamos plantar algumas sementes. Mas primeiro, nós precisamos das sementes! Vá ao supermercado. Desde que tenha 500G disponíveis, vamos comprar dois saquinhos de semente de cucumber. São fáceis de manter e crescem rápido, 5 dias para a primeira colheita. Boa compra! Volte a fazenda, entre em sua casa, abra o baú e substitua sua enxada pela sementes compradas. Vá para fora e posicione-se na cova central de um dos canteiros. Agora, use as sementes. Se você o fez certo, deve ter 8 covas plantadas. Faça o mesmo com o outro canteiro. Antes de regarmos as sementes, vamos procurar pelos bamboo shoots e blue grass da Hot Springs e casa do Gotz. Pegue-as e coloque na sua mochila com o botão L2. Como sua mochila é pequena, você terá que fazer duas viagens. Jogue os itens no caixote dentro do galinheiro (como o tempo não corre aqui, você economiza um monte). Agora encha o regador e regue as sementes.
Por agora, a tarde deve estar chegando (perto de 5:00PM). Se você tem algum tempo de sobra, aproveite para limpar sua fazenda um pouco mais. Às 5:05PM, Zack virá buscar os bamboo shoots e blue grass, e você receberá um dinheiro extra. Continue limpando a fazenda até que seu personagem fique cansado (ou você se canse disso!) e então vá para a cama.
Spring 3
Este é um dia normal. O que significa que você tem a fazer apenas suas tarefas diárias, e uma vez terminadas, você pode ir dormir. A maioria dos dias é assim, então se você não ver algum dia listado neste detonado, significa que é um dia normal. Algo que você pode fazer hoje (se não estiver chovendo) é ir ao Mother Hill, à tarde, e tentar cortar a arvore de lá. Concorde em "não cortar a ávrore" e ela lhe dará uma Power Berry! Você pode também tentar achar uma, cavando na mina. Apenas continue descendo os andares e eventualmente você a encontrará. Nota: em dias normais, depois de completar todas as suas tarefas diárias, vá para dentro da casa e use sua stamina restante batendo com a marreta no chão (para aumentar o level). Tente atingir os 200% até o dia 19. Se você quiser fazê-lo mais rápido, quebre as pequenas pedras de sua fazenda, apenas tenha
certeza de deixar pelo menos uma pedra intacta.
Spring 4
Você deve ter em torno de 800G agora (com a venda dos bamboo shoots e blue grass), então vamos conseguir o cavalo e a escova! Vá visitar o Yodel's Ranch (são duas telas à direita de sua fazenda) e concorde em cuidar do poney que Barley e May estão revirando. Nomeie-o como quiser então vá ao Saibara's (ferreiro) e compre a escova. É fácil cuidar do Poney. Apenas escove-o todos os dias e assobie pra ele. Sugiro que você mantenha-o dentro do estábulo o tempo todo, é terrível ter de procurá-lo e colocá-lo no estábulo sempre que for chover. Tirando isto, é um dia normal.
Spring 6
Novamente, você deve ter alguns fundos com a venda dos bamboo shoots e blue grass (em torno de 700G, desta vez) então vá ao supermercado e compre algumas sementes de turnip (5 pra ser mais exato). Plante elas com o mesmo método que usou nos canteiros de cucumber, 8 covas. Porém, antes de ir ao supermercado, esvazie um espaço de sua mochila e visite a praia entre 7:00AM e 10:00AM, fale com Greg no final do pier. Ele te dará a Fishing Rod. De qualquer modo, plante e regue seus novos turnips (você tem regado as sementes diariamente, certo?), complete as tarefas diárias e vá dormir.
Spring 7
Se você estiver dando presentes a alguma garota e o coração dela estiver roxo ou maior, você poderá convidá-la para o Godess Festival amanhã. Não se preocupe se não o puder, não é lá grande coisa. Fora isto, é um dia normal.
Spring 8
Hoje é o Godess Festival! Uma vez terminado suas tarefas diárias, vá assistir. É uma boa maneira de fazer amigos. Fale com todo mundo e então fale com o prefeito Thomas, concorde em começar o festival. Depois que acabar, termine alguma tarefa diária que faltou e vá dormir. Note que você não recebeu dinheiro pelos itens vendidos, porque Zack não veio buscá-los, e assim é com a maioria dos festivais.
Spring 10
Os turnips plantados no dia 6 estão maduros hoje, dando a você algum dinheiro extra. Entretanto, poupe seus lucros por enquanto.
Spring 11
Os cucumbers estão maduros! Colha e venda todos. Isto lhe dará um bom tanto de dinheiro amanhã, e somando com o que você tem, você será capaz de comprar sua primeira galinha amanhã (ou até mesmo hoje, se tiver 1550G)! Esteja certo de comprar pelo menos 5 unidades de ração junto com sua galinha e alimente-a com uma unidade por dia. Quando sua galinha começar a botar ovos, coloque o primeiro na encubadora (e é claro, você pode vender os outros enquanto a encubadora estiver ocupada). Eventualmente, o ovo rachará e dará origem a um pintinho. Continue a encubar os ovos e nunca mais precisará comprar galinhas! Você deve ter o suficiente agora para a mochila média, então, compre-a! Também, amanhã, compre mais 5 saquinhos de turnip e planteos no lugar dos que você colheu. Também, estoque comida pra galinhas e tenha certeza de nunca deixar faltar.
Spring 14
Hoje é o Spring Thanksgiving (na verdade, está mais para dia dos namorados do que para dia de ação de graças). Como você não tem cozinha ainda, não pode dar biscoitos às garotas. Tirando que é um feriado excepcional (os itens são vendidos), é um dia normal.
Spring 16
Hoje há outra colheita de cucumbers! Isto lhe renderá 960G, que deve ser investido para aumentar o level do machado para cobre. Se você tem limpado sua fazenda todas as tardes depois das tarefas diárias, o machado deve estar em 100% agora. Vá até a mina, consiga uma pedra de cobre (Copper Ore) e siga ao ferreiro (Blacksmith) assim que estiver aberto. Com o machado na mão, tire o cobre da mochila e peça ao Saibara que melhore a ferramenta (ask him to upgrade tool). Custa 1000G e ficará pronto em três dias (dia 19).
O segundo lote de turnips está maduro. No dia anterior, o prefeito deve ter pedido que você levasse a ele três turnips. Se você concordou, faça-o em algum momento do dia. Venda o resto e replante mais 5 saquinhos de sementes no lugar.
Spring 18
A corrida de cavalos é hoje! Você não pode participar este ano, mas depois que terminar suas tarefas diárias (pode deixar para regar as plantas depois das corridas se quiser), sinta-se livre para assitir e fazer amizade. Não gaste nada do seu dinheiro com apostas. Você pode pegar seu machado novamente amanhã, o que significa que poderá começar a cortar os troncos de sua fazenda. Pode querer também, cortar os troncos do Mother Hill para estocar madeira. Finalmente, você irá querer que Saibara melhore sua marreta para prata, também amanhã.
Spring 20
Outro lote de turnips está maduro. Venda-os, replante, e continue guardando dinheiro.
Spring 21
Outro lote de cucumbers deve ter brotado hoje. Pegue 5 deles e, após o meio-dia (contanto que não esteja chovendo), jogue todos na cachoeira. Depois que tiver jogado o último, a deusa aparecerá e lhe dará uma Power Berry! Depois de ter feito isto, pegue mais três cucumbers e suba ao Mother Hill. Do tronco próximo ao canto superior esquerdo do lago, ande em direção a ele até atingir a margem. Jogue seus 3 cucumbers na água. Se fizer certo, Kappa aparecerá cada vez, e dará a Mystic Berry na última. O resto dos cucumbers pode ser vendido, é claro.
Spring 24
O lote de turnips está pronto! Venda todos eles e plante mais 5 saquinhos amanhã (tendo em vista que o supermercado está fechado hoje). No mais, é um dia normal.
Spring 26
O último lote de cucumbers está maduro. Venda todos e então corte os ramos restantes com a foice.
Spring 29
Regue suas plantas mais cedo hoje, então vá à mina e consiga uma pedra de ouro (Gold Ore). Então, vá ao ferreiro e peça que melhore seu regador. Custa um preço salgado de 3000G, mas compensa.
Spring 30
A última colheita de turnips (e última da estação) é hoje. Venda todos e termine as tarefas diárias. Por volta de 1:00PM, visite a hospedaria (the Inn) e compre 3 saquinhos de Pineapple de Won, como também, um saquinho de Pink Cat Seeds. Não plante-os ainda, apenas deixe na caixa de ferramentas. Termine qualquer coisa que tenha a fazer e então se apronte para o verão!
Lucros de final-de-estação: em torno de 7000G.
Summer, Year 1
1st Summer
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Metas da estação:
- Conseguir uma Power Berry (tudo bem, se não);
- Aumentar o galinheiro;
- Começar com o mel na árvore;
- Aumentar a casa;
- Melhorar o machado para mystrile;
- Conseguir a mochila maior;
- Conseguir a cesta/balaio;
- Conseguir uma vaca.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos (apenas venda os 2 red grass e corte todos os troncos da montanha e da casa do Gotz);
- Regar as plantas;
- Limpar a fazenda (não deve ter tanto, agora).
Gastos previstos para a estação: em torno de 35.000G
Lucros previstos para a estação: em torno de 40.000G
Nota: Algumas vezes, ocorrem furacões durante o verão. Estas indesejáveis tempestades podem arrancar plantas e impedir você de cuidar dos animais. Se você não quer que isto aconteça (e quem iria querer?) então use o truque do "save duplo" (listado na seção "Falhas e Explicações") para se esquivar. Você pode também usar códigos de GameShark. Esteja certo de escapar do dia que PRECEDE a tempestade, não do DIA da própria tempestade.
Summer 1
Hoje é o Opening Day. Temine as tarefas diárias (não muitas, neste ponto) então siga para Mineral Beach. A competição de natação é um dos enganosos mini-games, parece fácil mas na verdade é bem dificil. O truque é pressionar o botão "X" por cerca de 3 segundos. O timing é realmente dificil de explicar. Se você tem um controle turbo, sinta-se livre para usá-lo. Apenas selecione turbo para o "X" e segure-o até seu personagem mostrar uma carinha vermelha no balão. Então solte o "X" e segure o botão "triângulo" até ele mostrar uma carinha feliz. Agora, segure "X" até atrevessar a linha de chegada (você pode ter que fazer outra seção de fôlego antes). O prêmio é a cobiçada Power Berry desta estação, então se puder, vença a competição!
Summer 2
Agora você pode começar o plantio da estação. Expanda sua plantação para 9 canteiros agora. Você será capaz de regar 9 canteiros completos. Plante seus Pineapples e a Pink Cat (coloque a Pink Cat Seed um pouco longe dos Pineapples). Então, vá ao supermercado e compre 3 saquinhos de Tomato e Corn. Às 10:00AM, visite Saibara e pegue seu regador melhorado. Encha-o (Saibara teve que esvaziá-lo, né?) e regue suas novas plantas e flores. Você deve começar hoje, também, a expansão do galinheiro. Termine as outras tarefas diárias e vá dormir.
Summer 6
O galinheiro deve estar maior hoje! Aproveite o uso das duas encubadoras. Fora isto, é um dia normal.
Summer 7
Hoje é o Sumo Chiken Festival. Se você comprou sua galinha no dia 12 do Spring, e cuidou dela diariamente, então ela deve ter entre 9 e 10 corações agora. Tenha-a participando do festival e continue refazendo o dia (dando load) até ela vencer. Por quê? Porque a galinha vencedora passará a produzir ovos de ouro! Isto não faz muita diferença agora, mas depois que tiver a Mayonase Maker (máquina de maionese), você ficará contente de ter vencido! De qualquer modo, tarefas diárias e blá blá blá. Amanhã deverá marcar o desabrochar de suas Pink Cat Flowers, que irá atrair a abelha, que construirá uma colméia. Tenha certeza de levar seu primeiro mel ao Louis (ele vive na casa de Gotz).
Isto fará com que seu mel seja avaliado em 60G cada, em vez de 50G.
Summer 11
Hoje é a primeira colheita de tomato. Venda todos. Fora a colheita, é um dia normal. Faça as tarefas, vá dormir.
Summer 12
Hoje é o Tomato Festival, e o primeiro lote de tomates amadureceu ontem. Coincidência? Acho que não. De qualquer modo, você pode participar se quiser. Vencer está mais relacionado com entrar em um time sólido, tendo em vista que este mini-game conta mais com sorte e técnica do que a habilidade em apertar um botão realmente rápido. Se o seu time vencer, então todos no festival irão gostar mais de você. Se você perder, não há penalidades.
Summer 15
Outra colheita de tomates hoje! Venda todos, é claro. Fora isto, é um dia normal.
Summer 16
A primeira colheita de milho deve ser hoje. Venda todos e complete as tarefas diárias. Você deve comprar a mochila maior amanhã.
Summer 19
Outra colheita de tomates. Guarde o dinheiro desta vez. Dia normal, além da colheita.
Summer 20
Segunda colheita de milho e Cow Festival. Você pode assistir, mas não há nenhum benefício tendo em vista que não possui vacas.
Summer 22
Hoje será seu dia favorito da estação, eu garanto. Os pineapples estão finalmete maduros! Venda todos. Amanhã, compre o cesto (basket) no supermercado e peça que Saibara melhore seu machado para mystrile. Contrate Gotz para expandir sua casa hoje também.
Summer 23
Há outro lote de tomates prontos para a venda. Lucros patéticos depois da colheita de abacaxis, mas cada G conta.
Summer 24
Hoje há uma colheita de milhos, e o Fireworks Display. Uma vez terminado tudo na fazenda, vá a Mineral Beach para assistir os fogos. Você pode pedir a qualquer garota para assistirem juntos, mas acredito que nenhuma delas aceitará a menos que gostem de você um pouco.
Summer 26
Sua casa deve estar expandida agora. A casa expandida tem algumas vantagens: um armário (que pode armazenar qualquer coisa que não seja alimento), uma geladeira (que pode armazenar qualquer alimento) e uma cozinha (que você pode usar para cozinhar). Como você não tem nenhum utensílio de cozinha, suas opções são limitadas, por hora. Porém, sua nova geladeira pode ser útil, comece a colocar as red grass nela em vez de vender.
Agora que você tem a primeira extensão da casa, há um novo canal de TV, chamado "TV Shopping". Você pode fazer pedidos de utensílios de cozinha através dele! A oferta de hoje é a Knife (faca) por 3000G. É um bom negócio, então tenha certeza de dar uma passada na hospedaria (the Inn) e fazer seu pedido pelo telefone de lá. Do contrário, este é (mas é claro) um dia normal.
Summer 27
Há uma colheita de tomates hoje. Use o cesto para juntá-los. Você não tem noção de quanto tempo economiza assim. Venda todos os tomates e guarde os lucros. Como é a última colheita de tomates da estação, você não precisará mais regá-los.
Summer 28
Outra colheita de pineapples hoje! E milho, mas este está em segundo plano. Junte no cesto e venda tudo. Agora, um investimento: amanhã, você comprará sua primeira vaca! Esteja certo de comprar alguns fodders (calma aí, estou falando de comida pra gado!) para alimentá-la. Você deve apenas falar e alimentar sua vaca diariamente. Venda ou guarde na geladeira os ultimos vegetais, agora você não precisará mais plantar até o fim da estação.
Summer 30
É um dia normal. Corte todas as plantas para liberar espaço para a próxima estação.
Lucros de final de estação: em torno de 5000G
Fall, Year 1
1st Fall
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Metas da estação:
- Conseguir a ordenhadeira;
- Expandir o celeiro;
- Conseguir mais 9 vacas;
- Plantar 12 saquinhos de grama.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos (há muitas coisas para procurar durante o Fall, guarde tudo na geladeira se quiser ou venda, para um lucro extra; não esqueça de cortar todos os troncos!)
- Regar as plantas;
- Cortar a grama (com a foice, é claro).
Gastos previstos para a estação: em torno de 70.000G
Lucros previstos para a estação: em torno de 80.000G
Fall 1
Tenha o terreno limpo e preparado para os vegetais desta estação, que têm alto valor. Vamos nos dedicar à plantação de sweet potato (batata doce). Compre 9 saquinhos de sweet potato, plante e regue todos. Termine as tarefas diárias e vá dormir. Ah sim, Won pode te fazer uma visita hoje (ou em breve) para lhe vender uma bolinha de cachorro por 100G. Compre! Arremessando a bolinha para seu cão (contanto que ele volte a você com ela e dê um latido), você pode aumentar a inteligência dele um pouco a cada dia. Você tem apenas que arremessar a bolinha e tê-lo de volta uma vez por dia. Outras vezes que você o fizer não surtirão efeito.
Fall 3
Hoje é o Music Festival. Depois de tudo terminado na fazenda, vá à igreja. Você deve estar lá entre 6:00PM e 6:50PM, então não se atrase. Uma vez dentro, fale com o pastor Carter para começar as festividades. Se você concordou em ajudá-lo ontem, então também tocará, e todo mundo presente gostará mais de você.
Fall 6
A primeira das nove colheitas é hoje. Venda as sweet potatoes e use o lucro para comprar a ordenhadeira amanhã.
Fall 9
A segunda das nove colheitas é hoje, e também o Harvest Festival. Venda seus itens e traga um ovo para o festival. Coloque o ovo no Hot Pot e todo mundo presente gostará mais de você. Esteja certo de pedir o Pot pelo TV Shopping amanhã.
Fall 12
A terceira das nove colheitas é hoje. Vá visitar Gotz e peça que aumente seu celeiro. Também, dê uma passada no supermercado e compre 12 saquinhos de Grass (grama). Plante todos no lado mais afastado do terreno (você não terá que regá-los).
Fall 13
Hoje é o Moon-Viewing Day, um dos raros feriados em que todas as lojas estão abertas. Vá e compre uma nova vaca (ou duas) de Barley, com os lucros de ontem. Se você for ao Mother Hill entre 6:00PM e 8:00PM, encontrará a garota que mais gosta de você. Veja a lua com ela.
Fall 14
Duke virá a você pedir ajuda com a colheita de uvas. Concorde mesmo que não quiser ajudá-lo. Se você quer que Cliff fique na vila pelo resto do jogo, encontre ele hoje e fale sobre o trabalho.
Fall 15
A quarta das nove colheitas é hoje. Use os lucros amanhã para comprar outra vaca, e o liquidificador do TV Shopping. Às 4:30PM, mesmo que haja plantas a serem colhidas ainda, vá ao Aja Winery (vinícola). Você precisa estar lá entre 4:45PM e 4:59PM. Participe na coleta de uvas, colha todas as 16 uvas (há uma que é impossivel conseguir se você não pegá-la primeiro. Procure na videira no canto superioir direito). Faça isto diariamente pelos próximos 6 dias, incluindo hoje.
Aqui está o layout da posição das uvas na vinícola:
Legenda:
C= Casa V= Videira U= Uvas D= Duke F= Destino Final do Cliff "|" e "_"= Cerca
CC VVU UVV|
CC UU UU|
| F |
| UU UU|
D VVU UVV|
| UU UU|
|_ _ _ _ _ _ _ |
Fall 18
A quinta das nove colheitas é hoje. Use os lucros na terça, para mais duas vacas.
Fall 21
O Sheep Festival é hoje, mas como você não tem nenhuma ovelha ainda, não tem como participar. Hoje é também a sexta das nove colheitas. Amanhã, invista em outra vaca.
Fall 24
A sétima das nove colheitas é hoje. Invista novamente em vacas, não esqueça de comprar a batedeira (Whisk) pelo TV Shopping.
Fall 27
A oitava das nove colheitas é hoje. Invista novamente em vacas. Agora, você deve ter (ou estar próximo de) 10 vacas.
Fall 30
A nona e última colheita é hoje. Venda tudo, se quiser pode guardar algumas na geladeira.
Lucros de final de estação: em torno de 10.000G
Winter, Year 1
1st Winter
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
Metas da estação:
- Melhorar a foice para mystrile;
- Conseguir 4 Power Berries;
- Conseguir a tesoura (Clippers);
- Conseguir 5 ovelhas.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Procurar por alimentos (Cortar os troncos e minerar na mina do inverno, você pode usar o cesto para juntar grandes quantidades de minérios, que irão aumentar consideravelmente seus lucros nesta estação);
- Pescar (isto não é crucial, mas óbvio).
Gastos previstos para a estação: em torno de 30.000G
Lucros previstos para a estação: em torno de 40.000G (possivelmente mais, se você minerar)
Winter 1
O início da estação do descanso. Comece o dia como sempre e tenha certeza de pegar a Power Berry atrás da mina do inverno. Pegue seu cesto e cave na mina do inverno até enchê-lo com 30 peças de Orichalcum e/ou Adamantite (apenas jogue fora os Mystriles). Fazendo isto, eventualmente você conseguirá a Power Berry desta mina. Tenha certeza de pegar algumas peças de cada minério e guardá-las no armário. Deste jeito, você não terá que esperar até o próximo inverno para coletá-las. Ah sim, não esqueça de pedir o Rolling Pin do TV Shopping hoje. Durante a estação, pesque no oceano para conseguir a Power Berry de lá.
Winter 8
Peça o Oven (Micro-ondas) pelo TV Shopping e, se você ainda não tem, compre uma ovelha.
Winter 10
A Dog Race é hoje. Você pode ter seu cão participando se quiser. Vencer não faz realmente muita coisa, então não é obrigatório. Agora, você deve ser capaz de comprar outra ovelha. Tenha certeza de ir comprando ovelhas conforme você possuir o dinheiro necessário e não se esqueça de ter seu estoque de fodder (e chicken feed) alto. Também, esteja certo de ter 5000G disponíveis nos dias 15 e 22, e 2500G disponíveis no dia 29.
Winter 14
Hoje é o Winter Thanksgiving. Qualquer garota que esteja pelo menos com o coração roxo (pelo menos 10.000 de afeição, em outras palavras) irá aparecer e lhe dar presentes, contanto que você não esteja casado (o que não é possivel ainda pois sua casa está no level 2). Tente fazer com que cada garota esteja com 10.000 de afeição antes deste dia, assim você ganhará chocolates (que é o item mais raro do jogo, você não pode conseguilo de outro jeito). Amanhã, faça o pedido do Seasoning Set (temperos) pelo TV Shopping.
Winter 22
Peça a Power Berry pelo TV Shopping. Grande compra!
Winter 24
Hoje é o Star Night Festival. Se você tem boa relação com alguma garota, fale com ela várias vezes no dia 23, e ela provavelmente lhe convidará para jantar. Se isso acontecer, apareça entre 6:00PM e 7:50PM!
Winter 29
Peça a Frying Pan (frigideira) pelo TV Shopping.
Winter 30
Hoje é o New Year's Party. Suba o Mother Hill depois de terminar todo o trabalho do dia, até o pico. Todo mundo está lá, esperando o primeiro amanhecer do novo ano. Participe e ganhe algum respeito da vila. A hora de chegar é à meia-noite.
Lucros de final de estação: varia, confiante que em torno de 3.000G
Spring, Year 2
2nd Spring
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Metas da estação:
- Desbloquear as sementes de Strawberry;
- Conseguir mais 6 ovelhas;
- Plantar mais 9 saquinhos de Grass (grama);
- Expandir novamente a casa;
- Conseguir a Mayo Maker (máquina de maionese);
- Conseguir 1 Power Berry.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos (agora você deve guardar na geladeira todos os alimentos
encontrados, não esqueça de cortar os troncos, também);
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Gastos previstos para a estação: em torno de 75.000G
Lucros previstos para a estação: em torno de 80.000G
Spring 1
Hoje é um festival. Depois que o trabalho do dia estiver completo, vá ou ao Inn, ou à praça, dependendo de que grupo de pessoas você quer que gostem mais de você.
NOTA: durante esta estação, até você ter 10 vacas e 10 ovelhas no celeiro, você deve gastar seu dinheiro disponível em ovelhas. Depois que estiver com o celeiro cheio, compre os 9 saquinhos de Grass e plante-os. Depois que fizer isto, expanda a casa. E logo após, consiga a Mayo Maker. A razão por não listar as metas específicas por dia é porque seus lucros vão variar de acordo com o quanto você minerou no inverno.
NOTA 2: Seu cavalo irá crescer em algum momento desta estação. Contanto que ele tenha 8 corações ou mais, você conseguirá ficar com ele, e como um bônus adicional, poderá montar nele. Quando você monta em seu cavalo, você aumenta a stamina dele (apenas na primeira vez do dia), e esta stamina aumentada irá melhorar seu desempenho na Local Horse Race, no dia 18.
Spring 2
O supermercado está fechado hoje, então compre 6 saquinhos de Cabbage com Won e plante.
Spring 3
Consiga suas sementes do supermercado. Como você deve ter vendido muitas plantas no ano anterior, precisa comprar somente 3 saquinhos de cucumber, 12 de Potato e 1 de turnips. Plante os cucumbers, os turnips, e 4 saquinhos de potato. Quando os turnips estiverem maduros, guarde-os na sua geladeira.
Spring 8
O Godess Festival é hoje. Há chances neste ano, você poderá pedir a alguma garota que vá com você. Em qualquer caso, participe para fazer amizade com os aldeões.
Spring 11
O primeiro lote de potatoes está pronto! Venda todos o replante-os novamente. Faça isto novamente com o próximo lote.
Spring 14
É o Spring Thanksgiving novamente, e desta vez, você pode dar biscoitos às garotas. Apenas faça alguns na cozinha e dê às garotas em algum momento do dia (mas antes das 5:00PM, por favor!).
Spring 18
A Local Horse Race é hoje. Se você tem cuidade bem do seu cavalo, e montado nele todos os dias desde que cresceu, terá grandes chances de vencer. Continue tentando até conseguir, se quiser a Power Berry por esta estação. Se não, apenas deixe para o terceiro ano.
Spring 22
O Cooking Festival é hoje. Se quer vencer, consiga algumas Relaxation Tea Leaves dos Harvest Sprites com antecedência e, hoje, faça o chá com quantas puder.
Spring 30
O último dia da estação. Esteja certo de que tem tudo feito para a estação (inclusive, que tem um pouco de cada planta na geladeira), e se você ainda não tem, compre alguns saquinhos de strawberry para o próximo ano. Também, compre 4 saquinhos de pineapples do Won (ou mais, se quer mais dinheiro na próxima estação), e 12 saquinhos de Pink Cat.
Lucros de final de estação: pelo menos 4.000G
Summer, Year 2
2nd Summer
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
Metas da estação:
- Conseguir a Cheese Maker (máquina de queijo);
- Conseguir a Yarn Maker (máquina de novelo);
- Desbloquear as sementes de Pumpkin;
- Conseguir a estufa;
- Conseguir 1 Power Berry.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos (agora você deve guardar todos os alimentos encontrados na geladeira, não esqueça de cortar os troncos, também);
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Gastos previstos para a estação: em torno de 80.000G
Lucros previstos para a estação: em torno de 100.000G
Summer 1
O Opening Day é hoje. Se você perdeu a Power Berry no ano passado, tem outra chance este ano. A competição tem a mesma dificuldade do ano anterior.
NOTA: Como na última estação, não são listadas datas específicas para conseguir as duas máquinas ou a estufa. Compre-as quando o dinheiro for suficiente.
Summer 2
Compre 12 saquinhos de onion, 1 de corn e (se você não guardou nenhum no ano passado) 1 saquinho de tomato. Plante 4 dos saquinhos de onion como também os de pineapples, corn e tomato. Plante todos os 12 saquinhos de Pink Cat no lado mais afastado do terreno. Tenha certeza de replantar as onions quando colhê-las.
Summer 7
Novamente o Sumo Chicken Festival. Entre com sua segunda melhor galinha (considerando que a melhor tenha ganho no ano anterior), e vença novamente neste ano. Num momento em breve, Anna deve aparecer e pedir algumas flores. Permita, e ela lhe dará a úlitma Power Berry.
Summer 12
O Tomato Festival está de volta. Participe se quiser, mas não se sinta pressionado em o fazer.
Summer 20
O Cow Festival é hoje. Entre com sua primeira vaca e a assista produzir leite de ouro!
Summer 24
O Fireworks Display é hoje. Assista-o com sua melhor garota se quiser.
Summer 30
O último dia da estação. Esteja certo de ter atingido as metas então comece a próxima estação.
Fall, Year 2
2nd Fall
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Metas da estação:
- Desbloquear as sementes de Spinach;
- Completar um grande número de receitas.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos;
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Panorama sobre a estação: Neste ponto, dar um detonado profundo não é mais necessário. Simplesmente tenha certeza de plantar sementes suficientes para desbloquear o Spinach com tempo de plantar alguns (4 canteiros de Eggplant, 6 de Carrot - que você deve replantar no tempo apropriado, e 2 de Green Pepper).
Winter, Year 2
2nd Winter
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30
Metas da estação:
- Nenhuma.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Procurar por alimentos (somente cortar os troncos).
Panorama sobre a estação: uma estação muito tediosa e sem sentido.
Spring, Year 3
3rd Spring
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Metas da estação:
- Plantar alguns Strawberries;
- Terminar tantas receitas quanto possível.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos;
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Panorama sobre a estação: um Spring quase sem direção. Se você não conseguiu a Power Berry do Local Horse Race no ano anterior, você pode comprá-la na força bruta, apostando um excessivo montante em um vencedor certo durante uma das corridas.
Summer, Year 3
3rd Summer
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Metas da estação:
- Plantar alguns Pumpkins;
- Terminar todas as receitas restantes.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos;
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Panorama sobre a estação: Entediado? O jogo perde um monte de interesses neste ponto. Apenas continue caminhando, o final do jogo está quase compreendido.
Fall, Year 3
3rd Fall
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
Metas da estação:
- Nenhuma.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Colher e vender plantas maduras;
- Procurar por alimentos;
- Regar as plantas;
- Cortar a grama.
Panorama sobre a estação: outra estação maçante. Falta pouco, falta pouco...
Winter, Year 3
3rd Winter
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Metas da estação:
- Nenhuma.
Tarefas diárias:
- Cuidar dos animais;
- Cuidar das vacas e ovelhas;
- Cuidar das galinhas;
- Procurar por alimentos (apenas corte os troncos).
Panorama sobre a estação: é apenas como o winter do ano anterior, exceto que seu livro de receitas está cheio (e seu dinheiro total é maior também). O último espicho antes dos créditos rolarem...
Year 4 e além
Como é o primeiro dia do quarto ano, você receberá sua avaliação final. Se fez tudo que este detonado pede, então continuará com a fazenda. Depois disto, é apenas um círculo sem fim do que você fez durante o terceiro ano (menos desbloquear as sementes secretas e completar as receitas). Parabéns por completar o Harvest Moon: Back to Nature!
Rápido Panorama
Esta é uma lista de todas as metas do jogo, numa forma bem resumida. Se você quer apenas uma rápida idéia de onde deve estar, ou o quê deve fazer, este é o lugar que deve olhar.
Year 1
Spring 2 - Plantar 2 cucumber
Spring 3 - Conseguir 2 Power Berries
Spring 4 - Conseguir o cavalo e a escova
Spring 6 - Plantar 5 turnips, conseguir a Fishing Rod
Spring 12 - Comprar uma galinha
Spring 15 - Melhorar o machado para cobre
Spring 17 - Conseguir a mochila média
Spring 19 - Melhorar a marreta para prata
Spring 21 - Conseguir uma Power Berry e a Mystic Berry
Spring 29 - Melhorar o regador para ouro
Spring 30 - Comprar 3 saquinhos de pineapple e 1 de Pink Cat
Summer 1 - Conseguir uma Power Berry (opcional)
Summer 2 - Plantar 3 pineapples, 3 corn, 3 tomatoes; expandir o galinheiro
Summer 7 - Vencer o Chicken Festival
Summer 16 - Conseguir a mochila maior
Summer 22 - Expandir a casa
Summer 23 - Conseguir o Cesto, melhorar o machado para Mystrile
Summer 26 - Pedir a knife (faca) pelo TV Shopping
Summer 29 - Comprar uma vaca
Fall 1 - Plantar 9 sweet potatoes
Fall 7 - Comprar a ordenhadeira
Fall 10 - Pedir o Pot pelo TV Shopping
Fall 12 - Expandir o celeiro, plantar 12 grass
Fall 13 - Comprar 2 vacas
Fall 16 - Comprar 1 vaca
Fall 17 - Pedir o mixer pelo TV Shopping
Fall 20 - Comprar 2 vacas
Fall 22 - Comprar 1 vaca
Fall 24 - Pedir o whisk pelo TV Shopping
Fall 25 - Comprar 2 vacas
Fall 28 - Comprar 1 vaca
Winter em geral - Conseguir 5 ovelhas
Winter 1 - Conseguir 2 (ou 3) Power Berries, pedir o Rolling Pin pelo TV Shopping
Winter 7 - Pedir o Oven pelo TV Shopping
Winter 15 - Pedir o Seasoning Set pelo TV Shopping
Winter 22 - Pedir a Power Berry pelo TV Shopping
Winter 29 - Pedir a Frying Pan pelo TV Shopping
Year 2
Spring em geral - Conseguir 5 ovelhas, plantar 9 grass, expandir a casa, conseguir a Mayo Maker
Spring 2 - Plantar 6 cabbage
Spring 3 - Plantar 3 cucumber, 1 turnip, 4 potatoes
Próximo ao Spring 21 - Conseguir as Relaxation Tea Leaves para o festival
Spring 30 - Comprar pelo menos 4 pineapples, 11 Pink Cat
Summer em geral - Conseguir a Cheese Maker e a Yarn Maker, construir a estufa
Summer 1 - Conseguir a Power Berry (se você a perdeu antes; ainda opcional)
Summer 2 - Plantar pineapple, 1 corn, 1 tomato, 4 onions
Summer 7 - Vencer o Chicken Festival
Summer 20 - Vencer o Cow Festival
Fall em geral - Desbloquear e plantar spinach
Winter em geral - Sem metas
Year 3
Spring em geral - Desbloquear e plantar strawberry
Summer em geral - Plantar pumpkin, terminar todas as receitas
Fall em geral - Sem metas
Winter em geral - Sem metas